FILHA DE ANDROMEDA
Comments Offquarta-feira, 1 de agosto de 2012 by Conhecimento E=mc²
Cientistas descobrem menor galáxia já encontrada
Cientistas anunciaram hoje na reunião da Sociedade Astronômica Americana a descoberta de uma pequena galáxia. Andrômeda 9 é a galáxia mais escura já encontrada e poderá oferecer pistas sobre a misteriosa matéria escura que parece estar afastando tudo à sua volta.
Andrômeda 9 é como um pequeno "satélite" da galáxia Andrômeda, a vizinha mais próxima da nossa Via Láctea, a 2 milhões de anos-luz da Terra, sendo que um ano-luz corresponde a cerca de 10 trilhões de quilômetros. Andrômeda 9 tem menos da metade do brilho da galáxia mais escura já observada e é cem vezes mais escura que o céu noturno.
O astrônomo Daniel Zucker disse que o grupamento de estrelas se enquadra na categoria das galáxias pequenas e escuras, que, segundo os teóricos, são sobras da formação de grandes galáxias. Os astrônomos que mapeiam um quadrante do firmamento encontraram Andrômeda 9 quando estudavam um aglomerado difuso de estrelas, que acabou revelando ser uma pequena galáxia.
Quão pequena uma galáxia pode ser? Esse tipo de "minigaláxia" nunca havia sido encontrada. A descoberta de Andrômeda 9 pode ajudar a explicar como se comporta a matéria escura, disse Zucker, em entrevista por telefone, do Instituto Max Planck de Astronomia em Heidelberg, Alemanha.
De acordo com ele, essas galáxias são difíceis de localizar por causa do seu pequeno estoque de estrelas. "Encontramos Andrômeda 9 por causa de umas duas dúzias de estrelas mais brilhantes", afirmou ele. "Isso levanta a questão de até que ponto uma galáxia pode ser pequena." Os teóricos acreditam que a matéria acumulou-se mais rapidamente do que a matéria normal, aquilo que forma estrelas, planetas, seres humanos e tudo o que existe na Terra, depois da explosão que deu origem ao Universo, há cerca de 13 bilhões de anos.
Esses blocos de matéria escura são as sementes da formação das galáxias, mas as atuais teorias indicam que deve haver um grande número dessas sementes, entre cerca de 50 e centenas delas, flutuando na nossa vizinhança cósmica, sem terem ainda sido absorvidas para formar galáxias maiores, segundo Zucker. "Se você tiver uma dessas sementes, talvez com algumas estrelas associadas a elas, você provavelmente terá uma pequena galáxia. Mas o problema é que ainda não encontramos isso."
Andrômeda 9 pode ser a primeira dessas pequenas galáxias associada à matéria escura, mas isso não foi confirmado. Os astrônomos devem conseguir mais informações quando apontarem seus instrumentos na direção de outras estrelas apagadas naquela área do céu, dentro de alguns meses.
Fonte:http://noticias.terra.com.br/ -Noticia de 2004.
Tecnologia do Blogger.
