MORTE DAS ESTRELAS(SERIE)
Comments Offquarta-feira, 1 de agosto de 2012 by Conhecimento E=mc²
Supernovas
Já as estrelas mais massivas possuem uma morte um pouco mais interessante… Quando queimam todo o seu hidrogênio, elas podem continuar queimando outros elementos que sobraram para gerar outros mais pesados, como o carbono, oxigênio, e ferro.
Esse é o último elemento que uma estrela bem mais massiva que o Sol, por exemplo, irá queimar. O núcleo do ferro é o mai s estável de todos elementos e é impossível de se gerar energia usando o ferro como combustível nuclear. Ou seja, quando a estrela passa a formar núcleos de ferro, ela imediatamente para a fusão nuclear.
É nesse momento que a estrela entra em colapso, e desmorona sobre si mesmo. Como? Ela passa a se contrair, seu núcleo aumenta surpreendentemente de densidade e as partes mais externas na estrela caem para o interior e ricocheteiam. E o que acontece? Uma explosão inimaginável, que destrói completamente a estrela. Essa explosão gera um brilho de até 10 bilhões de vezes mais forte que o Sol, com vários elementos pesados. Esse material pode gerar novas estrelas, que por sua vez, podem gerar alguns planeta rochosos como o nosso.
fonte da serie,MORTE DAS ESTRELAS:http://misteriosdomundo.com/
Tecnologia do Blogger.